PLANO DE AULA – METODOLOGIA TRILHAS
Responsáveis:
Professoras:
Aline Barros da Rocha
Cirlene Pereira Costa
Anos
2º Ano
Habilidades a serem desenvolvidas:
Escrever textos considerando sua finalidade;
Descrever localização em determinado espaço, utilizando terminologia adequada;
Desenhar croquis de espaço
Reconhecer-se como indivíduo e parte integrante do grupo social
Conteúdos:
Português:
Elaboração de Entrevista
Elaboração de Cartaz
Lista Temática
História:
Levantamento da história da Escola
Geografia:
Eu e minha escola
Tempo estimado:
Duas semanas.
Período: 01 a 18 de fevereiro de 2011
Recursos materiais:
Folhas A4, lápis de cor, lápis de escrever, laptops UCA, data show
Desenvolvimento
1ª Etapa:
Projetar para os alunos um vídeo de entrevista
Deixar os alunos perceberem a organização interna da estrutura da entrevista em pergunta e resposta
Discutir com os alunos como deve ser a abertura e encerramento da entrevista pelo entrevistador;
2ª Etapa:
Dividir os alunos em grupos e comentar com os mesmos, que será realizado um passeio pela escola e uma visita aos departamentos, sendo que cada grupo será responsável por entrevistar o responsável por cada setor.
Setores a serem visitados:
Direção
Financeiro
Biblioteca
Laboratório de Informática
Secretaria
Coordenação
Orientação Educacional
Cantina
3ª Etapa:
Elaborar entrevistas em grupos
Correção dos questionários
4ª Etapa
Traçar com os alunos o roteiro para passeio na escola
Realizar passeio pela escola e fazer as entrevistas
5ª Etapa
Discutir oralmente com os alunos sobre as observações que eles fizeram durante o passeio
6ª Etapa
Projetar no data show figura de croqui e explicar para os alunos sua utilidade
7ª Etapa
Pedir para os alunos desenharem croqui da escola traçando o percurso que fizeram no passeio
8ª Etapa
Desenhar no tux paint o ambiente da escola que mais gostou de ter visitado
9ª Etapa
Digitar (kword) os nomes dos departamentos da escola e seus respectivos responsáveis para elaborar cartazes
10ª Etapa
Confeccionar cartazes e afixá-los na sala de aula
11ª Etapa
Lançar atividades desenvolvidas pelos alunos no blog das cursistas que desenvolveram o projeto proposto neste.
Cronograma de Trabalhos:
Etapas Data de realização
1ª etapa 01 de fevereiro de 2011
2ª etapa 01 de fevereiro de 2011
3ª etapa 03 de fevereiro de 2011
4ª etapa 04 de fevereiro de 2011
5ª etapa 04 de fevereiro de 2011
6ª etapa 08 de fevereiro de 2011
7ª etapa 08 de fevereiro de 2011
8ª etapa 10 de fevereiro de 2011
9ª etapa 11 de fevereiro de 2011
10ª etapa 11 de fevereiro de 2011
11ª etapa 14 a 18 de fevereiro de 2011
Avaliação:
A avaliação ocorrerá por meio da observação dos desempenhos dos alunos nas atividades propostas.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
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