sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Metodologia Trilhas a ser realizada - Programa UCA

PLANO DE AULA – METODOLOGIA TRILHAS


Responsáveis:

Professoras:
Aline Barros da Rocha
Cirlene Pereira Costa
Anos
2º Ano

Habilidades a serem desenvolvidas:
Escrever textos considerando sua finalidade;
Descrever localização em determinado espaço, utilizando terminologia adequada;
Desenhar croquis de espaço
Reconhecer-se como indivíduo e parte integrante do grupo social

Conteúdos:
Português:
Elaboração de Entrevista
Elaboração de Cartaz
Lista Temática

História:
Levantamento da história da Escola


Geografia:
Eu e minha escola

Tempo estimado:
Duas semanas.
Período: 01 a 18 de fevereiro de 2011

Recursos materiais:
Folhas A4, lápis de cor, lápis de escrever, laptops UCA, data show

Desenvolvimento
1ª Etapa:
Projetar para os alunos um vídeo de entrevista
Deixar os alunos perceberem a organização interna da estrutura da entrevista em pergunta e resposta
Discutir com os alunos como deve ser a abertura e encerramento da entrevista pelo entrevistador;

2ª Etapa:
Dividir os alunos em grupos e comentar com os mesmos, que será realizado um passeio pela escola e uma visita aos departamentos, sendo que cada grupo será responsável por entrevistar o responsável por cada setor.
Setores a serem visitados:
Direção
Financeiro
Biblioteca
Laboratório de Informática
Secretaria
Coordenação
Orientação Educacional
Cantina

3ª Etapa:
Elaborar entrevistas em grupos
Correção dos questionários

4ª Etapa
Traçar com os alunos o roteiro para passeio na escola
Realizar passeio pela escola e fazer as entrevistas

5ª Etapa
Discutir oralmente com os alunos sobre as observações que eles fizeram durante o passeio

6ª Etapa
Projetar no data show figura de croqui e explicar para os alunos sua utilidade

7ª Etapa
Pedir para os alunos desenharem croqui da escola traçando o percurso que fizeram no passeio

8ª Etapa
Desenhar no tux paint o ambiente da escola que mais gostou de ter visitado

9ª Etapa
Digitar (kword) os nomes dos departamentos da escola e seus respectivos responsáveis para elaborar cartazes

10ª Etapa
Confeccionar cartazes e afixá-los na sala de aula

11ª Etapa
Lançar atividades desenvolvidas pelos alunos no blog das cursistas que desenvolveram o projeto proposto neste.


Cronograma de Trabalhos:

Etapas Data de realização
1ª etapa 01 de fevereiro de 2011
2ª etapa 01 de fevereiro de 2011
3ª etapa 03 de fevereiro de 2011
4ª etapa 04 de fevereiro de 2011
5ª etapa 04 de fevereiro de 2011
6ª etapa 08 de fevereiro de 2011
7ª etapa 08 de fevereiro de 2011
8ª etapa 10 de fevereiro de 2011
9ª etapa 11 de fevereiro de 2011
10ª etapa 11 de fevereiro de 2011
11ª etapa 14 a 18 de fevereiro de 2011



Avaliação:
A avaliação ocorrerá por meio da observação dos desempenhos dos alunos nas atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário